"O Duque e Eu" é o primeiro livro da série "Os Bridgertons" da autora Julia Quinn. Essa série é composta por 8 livros e cada narrativa irá contar como todos os filhos de Violet Bridgerton encontraram seus respectivos amores.
O primeiro livro, relata a história de Daphne a primeira filha de Violet que alcançou a idade de encontrar um marido e se casar. Daphne é a típica mocinha cujos cabelos e olhos castanhos não despertam a atenção de nenhum cavalheiro com menos de 60 anos. Com sua personalidade simpática e amigável, Daphne acaba se tornando uma amiga para todos os possíveis pretendentes que acabam buscando outras mulheres para cortejarem. Vindo de uma família grande, a mocinha sonhava em se casar com alguém que amasse e formar um lar repleto de filhos.
Diferente de Simon Basset. O protagonista da história é conhecido como um libertino de poucas palavras que tinha abandonado Londres devido as constantes desavenças com seu pai. Após a morte do terrível duque, Simon abandona a vida de aventureiro e retorna à Inglaterra para assumir o título de novo duque de Hastings. E é assim que o destino dos dois protagonistas se cruzam.
"Por um instante Daphne se esqueceu de respirar. Justo quando havia concluído que seu suposto salvador era irremediavelmente arrogante, ele tinha que lhe sorrir daquela maneira... Era um daqueles sorrisos de menino, do tipo que derrete corações femininos num raio equivalente de 15 quilômetros"